quinta-feira, 12 de março de 2009

Quero mais tempo para o tempo

(legal que com a reforma ortográfica que tirou o acento de "pára" esse título ficou ambíguo)




Hoje é quinta-feira, e eu podia jurar que ontem foi domingo.

Não estou falando de forma literal, mas também não estou brincando. O tempo está passando cada vez mais rápido!

Eu me lembro de quando eu tinha de 7 pra 8 anos o ano de 89 demorou uma eternidade pra acabar, e agora a sensação que eu tenho é que o ano começou semana passada...

Quando eu estava com 16 anos tentei teorizar isso. Chamei de "teoria da relatividade sensorial". Claro que de teoria não tinha nada. Não cheguei a fazer estudos nem pesquisa e nem mesmo problematizei a hipótese. Foi apenas a constatação perceptível de um fato... que acontecia comigo. E que provavelmente acontece com todo mundo, mais eu não sei.

Talvez eu seja apenas um leigo falando besteira e isso tudo já faça parte de estudos de psicologia e neurociência, mas eu precisava falar que to cada vez mais pasmo com isso.

Talvez tenha a ver com a proporção: quando eu tinha 5 anos um ano era 1/5 da minha vida. Realmente muita coisa. Agora que estou com 27 anos, um ano é 1/27 da minha vida! É como se a impressão de um ano que eu tinha aos 5 anos fosse o equivalente a 5 anos e 3 meses pra mim atualmente. Ou como se o que eu sinto de um ano agora fosse apenas uns dois meses e alguns dias para a sensação que eu tinha aos 5 anos.

E será que isso não vai ter mais limites? Se for assim, levando em conta a sensação temporal que um ano está significando pra mim hoje, e que exponencialmente cada vez ele vai significar menos, a sensação de um ano passado hoje vai acabar sendo a época em que meu filho vai estar indo à escola... mais um desses anos e ele vai estar casando... e com mais um eu vou estar com meus netos e perto de morrer...

Estava pensando neste post desde ontem e acabou que eu não fiquei satisfeito com ele... e sabem o que é pior? Escrevê-lo me tirou tempo... tempo que eu não podia perder porque ele acaba!

Então vou completar essa idéia com outra antagônica. O tempo não existe. Se você está parado num ponto no meio do espaço, longe de qualquer planeta e de qualquer movimento de rotação e translação quantos minutos, horas ou dias estão se passando? Se não há referencial (um pêndulo, um sol nascendo e se pondo, um objeto em velocidade diferente da sua) não há tempo. O tempo é uma criação... feita pra coincidir com forças físicas e químicas e com nosso ciclo biológico. Na verdade todas as épocas existem. Ponto. É a 4ª Dimensão.

Na verdade eu não sou físico... nem astrônomo... nem nunca cheguei nem perto de ter algum conhecimento profundo disso tudo. Mas de uma coisa eu tenho certeza, e vocês podem perceber: o tempo me deixa louco.

Um comentário:

Caroline disse...

Dormi.

Falando sério: não consigo discutir tempo. É complicado demais. Me parece algo fora da nossa percepção, sabe? Dá confusão na cabeça