terça-feira, 17 de março de 2009

Endorfina em alta



Pedindo licença para roubar parcialmente o tema do post de uma amiga.

Em geral, depois da idade adulta, o homem começa a desenvolver a famosa barriguinha.

Já tem uns 7 anos que eu cultivo a minha e, entre um período de musculação e outro, nunca consegui perder. Digo entre um período e outro porque, pelas minhas contas, já fiz academia umas 5 vezes distintas. A que durou mais tempo foi uns 4 meses.

Nessa minha nova fase de vida, em que eu dei um chutão nos estudos, acabei tendo horas de ócio improdutivo, entediante e deprimente. Me decidi então por fazer um esporte.

Pois é, de um fui pra dois. Me inscrevi pra natação e musculação. Três dias por semana cada uma, sendo que em um dia faço os dois. A primeira semana é a comprovação do quanto se está fora de forma: dores... cansaço.. cãibras ... pessoas ao redor que não têm barriguinha...

Agora estou na terceira semana e estou adorando. Eu senti a endorfina. Ela existe! Andei lendo por aí que a endorfina é equivalente a uma droga opióide que tira a dor e estimula centros de prazer (inclusive diz-se que etimologicamente é a junção das palavras "endo" e "morfina"). Não faz mal por ser produzida no próprio organismo a medida que fazemos o exercício e necessitamos dela.

Não, eu não tenho me sentido um drogado. Não ando dizendo para os colegas de academia que eu os amo ou fico curtindo o incrível movimento do ventilador. Mas a verdade é que eu saio do exercício com uma incrível sensação de bem-estar, achando a lua bonita, achando as ruas bonitas, com vontade de cantar uma bela canção (nada fora do controle, claro).

A endorfina está sendo minha amiga e inclusive eu já me sinto um pouco viciado nela. Pela primeira vez em muito tempo eu tenho motivo pra querer que a semana comece: aquela sensação.

Eu sei que eu já passei por isso antes e acabei desanimando e desistindo. Mas espero manter dessa vez. Agora sou mais adulto, tenho mais noção do que quero e não tenho desculpas como estudar para a OAB ou fazer uma monografia para me tirarem disso.

E a natação. Poxa, quem diria, depois de 18 anos que eu fosse gostar de natação. Pois é. Quando eu tinha 9 anos fiquei traumatizado com um professor sacana que eu tinha que, por exemplo, ria quando eu tentava fazer alguns nados. Mas agora até o cheiro de cloro me faz falta (e não tem nada melhor do que se exercitar na água em uma cidade como mossoró).

Por enquanto eu ainda não faltei nem um dia e espero manter a animação.

Comecei os exercícios pelo físico e pela saúde, espero me manter pelo bem-estar... A ironia do exercício físico é que o que deveria nos cansar é o que dá mais disposição...

Finalizo aqui dizendo que nada pra mim parece vir fácil... acabou que ontem a piscina do SESC teve um problema em sua estrutura e está interditada sem previsão de retorno. Por enquanto vou ficando só na musculação, mas ô raiva, viu?

Um comentário:

Caroline disse...

Vez por outra também vicio na endorfina.
Mas paro. Só que hoje em dia faço questão de não ficar sem fazer nada, sabe? A endorfina me faz bem, melhora meu sono, minha disposição, até minhas dores de cabeça (inclusive se eu faço o exercício COM a dor de cabeça)

Mas sabe qual é o problema da natação comigo? Estraga meu cabelo :p Mesmo se usar touquinha! kkkk, fútil demais