terça-feira, 31 de março de 2009

Guia de Sobrevivência em Mossoró

Devo começar este texto esclarecendo que ele não tem intenção nenhuma de ofender (mesmo porque, até segunda ordem, eu agora faço parte da população mossoroense). Minha idéia foi relatar observações sobre a cidade. Fatos empíricos.


1- O calor de Mossoró é famoso. Eu não precisava nem citá-lo. Mas, ao contrário do que eu pensava antes de vir morar aqui, não é apenas porque fica longe do litoral. A impressão que dá é que o sol escolheu exatamente esta cidade para ser masi forte e mais brilhante. O sol entre as 10 e as 16 horas aqui não causa apenas o risco de câncer de pele, causa risco de carbonização. Aliás, fala-se aqui que mossoró tem 4 estações do ano bem definidas: Verão, mormaço, calor e quintura.


2-As ruas são feitas de Sonrisal. Basta cair uma chuva que elas dissolvem. A cada dia aparece um buraco novo. Cada saída é mais um Rally.


3- Falando em chuvas, Mossoró possui 9 meses de seca e 3 meses de dilúvio. A chuva de Mossoró, quando cai, cai com raiva. Aqui não existe "chuviscar". Se é pra chover, chove muito.


4- O trânsito em Mossoró não é um caos. Reconheço que todo esse tempo aqui eu nunca fiquei preso com engarrafamento (em Natal era comum). Em compensação a educação no trânsito é horrível. As pessoas não perdem a oportunidade de avançar um sinal vermelho. Há muitos motoqueiros e o esporte preferido deles é ultrapassar pela direita (já quase matei dois).


5-Estacionar no centro da cidade em horário comercial é uma façanha comparável à visão de um OVNI. Isso porque todo mundo tem que ter carro ou moto, tendo em vista que o transporte público é mais raro que as vagas do centro. Aliás, pelo mesmo motivo tem muito mototaxista. Muito.


6-Aqui não tem banca de revistas. Até hoje eu ão consegui entender como uma cidade de 250000 habitantes não possui revistarias. Só vi uma loja no centro chamada "casa da revista". De resto só se vê jornais sendo vendidos nas farmácias ou perto dos caixas de supermercado.


7-Falando em supermercado, aqui só um tm ar-condicionado. Por enquanto ele ainda é o melhor daqui (outros serão abertos). Mesmo assim não compreendo como ele pode ser tão sujo. Não, não é uma imundície de feira livre, mas eu falo isso comparando com os supermercados grandes de Natal, que apesar do tamanho têm os corredores bem limpinhos. Se eles conseguem porque esse pequeno não consegue? E aparentemente as pessoas não ligam. Na padaria do supermercado, certo dia, tinha duas moscas varejeiras dentro da vitrine, junto com os pães. Ninguém reclamavam compravam mesmo assim. Eu não comprei. Pão não dá pra lavar, né?


8- Mossoró não tem a principal vantagem de cidades de interior: preços baratos. Os produtos e serviços aqui são tão ou mais caros do que na capital.


9-O Shopping de Mossoró é, em parte, decepcionante. É um shopping perfeito pro tamanho da cidade, só que com quase dois anos de existência metade das lojas ainda estão fechadas! E o cinema? Nem lá nem em lugar nenhum... Mossoró não tem cinema...


10-Mossoroense, em geral, é ufanista. Não é realmente um defeito. Eu acho bonito a pessoa ter orgulho da própria terra. Só que tem coisa que eu acho difícil de ouvir do tipo: "Natal não presta, Mossoró é bem melhor". Minha nossa... Posso dizer sem medo que a qualdiade de vida na capital é melhor. E eu não sou um defensor ferrenho de Natal. Nem natalense sou.


A verdade é que apesar de tudo isso eu estou bem em Mossoró, e o que mais me anima é o potencial de crescimento que ela tem. A quantidade de projetos, os investimentos que aparecem, eu tenho certeza que em alguns anos vai ser até difícil de reconhecer. Aliás, se eu for para pra pensar bem, muitas das coisas que eu acho ruins de Mossoró hoje em dia eram da mesma forma em Natal quando eu cheguei em 89.


Uma coisa que tenho concluído é que é totalmente possível ser feliz em qualquer lugar. Só depende de si mesmo.


3 comentários:

Caroline disse...

Com a última frase concordo completamente.

Mas mossoró ew, viu. Você um guerreiro. Um lutador

Tiago disse...

Ainda bem q fiquei em Natal :D Bom mesmo é ter amigos morando em Mossoró, aí quando precisa é só ir lá e usufruir heheh

Em relação as bancas de revistas vc encontrou um filão do mercado mossoroense, monta uma!!

Anônimo disse...

vai te lascar, porque veio ganhar dinheiro em Mossoró? Mossoró mudou muito pra melhor! Hoje é o maior PIB per capita do RN, e as ruas estão todas sendo restauradas com CBUQ que fica perfeito! Porque num vai morar em Natal já que lá você é tão bem recebido? Me poupe viu! Os mossoroenses não merecem ter você morando aqui. Vai embora carniça.