quarta-feira, 18 de março de 2009

Originalidade uma quimera

Um dos maiores bloqueios que eu tenho quando quero escrever é a dificuldade em ser original.


Sempre acabo pensando em uma idéia que alguém já teve, ou como seria legal ter a idéia antes... Quem me dera ter  a imaginação e disposição do tamanho da de Tolkien pra criar um mundo inteiro em várias eras ou a loucura dos roteiristas de lost pra criar uma coisa tão montanhosa como aquela série.


Conversando sobre o assunto com um amigo ele me esclareceu o ponto de vista dele, com o qual eu concordo, de que,  em geral, ninguém cria nada 100% original. Tudo o que uma pessoa imagina ou inventa tem a ver com as experiências que teve (os livros que leu, as coisas que aprendeu, que viveu).  Nem Tolkien foi original. Ele se baseou na mitologia nórdica para criar seus elfos e anões, e os roteiristas de lost tanto se inspiram que fazem questão de mencionar de forma implícita o que os inspirou (menção a personagens de stephen king, teorias metafísicas de stephen hawking, etc). É praticamente impossível ser uma tábula rasa e aparecer com algo genial. O que torna algo original são os detalhes...Aliás, pelo visto a "cópia que gera originalidade" não tem limites... Se não houvesse Tolkien, não haveria Dungeons & Dragons, se não houvesse Dungeons & Dragons não haveria o Desenho que marcou a infância de toda a minha geração: "A Caverna do Dragão..."


Convencido de que original é pegar algo feito e colocar ali a sua marca, deixando perfeito para si, eu vejo que não devo me preocupar tanto com isso. Aliás, preocupação em excesso deve ser o que mais prejudica a criatividade e, portanto, a originalidade.


Eu me lembro do começo da faculdade, em que eu inventei, sem pretensão nenhuma, um personagem chamado "Bolinha Feliz" e várias tirinhas tendo ela como protagonista. Nada de muito elaborado, só um humor inocente e nonsense, mas que todos os meus colegas que viram gostaram...


E por falar em falta de pretensão, coincidentemente acabo de me deparar com este video na internet: Ben, um garoto de 14 anos, vendo como iminente o fato de seu pai perder o emprego, criou um video contando rapidamente essa história e pedindo um emprego para o seu pai de uma forma bem original



Pois é... a originalidade desse garoto é inspirada em um clipe da banda INXS que por sua vez foi inspirado por um video do cantor Bob Dylan... e por aí vai.

2 comentários:

Caroline disse...

Que já inspirou um monte de outras coisas, porque eu sempre via esse negócio de mensagem por cartaz, e nem sabia que era do clipe de bob dylan.

Tem isso em Simplesmente Amor, lembra?

Caroline disse...

Ah, mas nesse caso não foi inspíração não, foi cópia. Concordo com você que nada é totalmente original, mas a linha entre plágio e a mera inspiração pode ser tênue, e se tem que tomar cuidado com isso