sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Insônia

Eu bem me lembro de quando eu era criança e lavava o rosto para conseguir ficar acordado até tarde e ver o filme da sessão das dez... mas adormecia.


E quando eu era adolescente e no fim de semana tomava café, porque eu tinha a idéia fixa de que de madrugada passavam filmes fantásticos  e queria virar a noite(e não estava de todo errado. Alguns filmes de mistério e ficções eram muito bons).


Mas no fim das contas o sono nunca foi um problema para mim. Sempre fui condicionado a deitar, pensar em certas coisas e adormecer, ou deixar a TV no timer e dormir ouvindo seu som. A não ser de forma proposital, ou com algum problema físico, eu nunca ficava privado de sono..


Mas eu conheci a insônia. No fim do ano passado e início desses eu vivi , por um conjunto de fatores, esse pequeno inferno. A insônia é uma besteira pra quem nunca a teve. Eu achava ela até meio romântica - a pessoa bem desperta, acordada sozinha, no silêncio da noite, vendo o que ninguém mais vê, enquanto todos os outros desperdiçam seu tempo na terra dos sonhos.


Mas não... a insônia não é bonita. Ela é horrível... o pesadelo acordado.


Eu cheguei a ficar mais de 40 horas sem conseguir pregar o olho. E eu tentei. Deitava pra cochilar, fechava os olhos, tomava chá, relaxava. Mas o sono não vinha e o desespero era enorme. Ao fim dessas 42 horas eu já me sentia mais zumbi do que humano.


E depois eu ainda tive outros dias de insônia. A insônia é uma tortura... privar alguém de sono é um castigo físico e moral. E pode haver quem ache graça ou medo disso: eu vi e ouvi coisas nesse período. Mediunidade ou alucinação? (eu acabo acreditando que é um pouco de cada, mas sobre mediunidade eu deixo pra falar depois). E tem mais um detalhe da insônia: ela traumatiza. Por várias vezes enquanto a noite chegava eu já começava a ter o medo de que o sono não viria... simplesmente aterrorizante.


Atualmente eu estou dormindo a noite toda. Digamos que voltei ao normal. Só tem um pequeno detalhe: eu tenho a nítida impressão de que as sensações que eu tinha no sono, e de sono, antes da minha fase insone eram diferentes... eram melhores, mais gostosas. Talvez seja o trauma que ainda não passou... talvez alguma parte do meu cérebro esteja "queimada"... mas é diferente.


Eu já li que tem pessoas que passam cerca de 70, 80, 90 horas sem um minuto de sono... só sei que agora que eu experimentei um pouco disso acho essa idéia extremamente apavorante. Tenho pena delas...


2 comentários:

ullissima disse...

Graças a deus só fiquei privada do meu sono pouquíssimas vezes, e por motivos de saúde...
Mas imagino o desespero...qaunto mais você tenta relaxar, mais fica tenso...
Procurou algum especialista? dificilmente a insônia não pode ser tratada...

ullissima disse...

Como assim um especialista? especialista em causar insonia?
Processe...