quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Pequenas vitórias

Quando eu era criança me encantava com muita besteira...


Tá... "besteira" é muito relativo. É o que a minha cabeça de gente grande - sem graça e chata, cheia de preocupações - não consegue mais dar valor.


Quando eu tinha 4 anos meu pai me dizia que queria que eu andasse de bicicleta sem rodinhas. E eu falava: "só quando eu fizer 5 anos!" Mas ele insistia. Eu me lembro que me importava com a missão de ter que andar de bicicleta, dar orgulho pro meu pai, e me achar mais (forte, ágil, foda). Primeiro eu comecei a andar com uma rodinha só. E depois finalmente andava sozinho (já não me lembro se foi antes dos 5 anos).


A mesma coisa foi quando eu nadei sozinho na piscina funda. Dessa eu me lembr quase perfeitamente. Acho que foi uns dois anos depois. Eu já fazia aula de natação em piscina rasinha, com prancha colorida e professora fazendo brincadeira. Mas foi numa festa de colegas dos meus pais em uma casa que tinha uma piscina que eu me aventurei. A festa era à noite. Meu irmão e outros coleguinhas nadavam na piscina, já eu ficava me segurando na beirada. E então, num momento de falta de raciocínio, de emoção além da razão eu me joguei... e vivi uma noite gloriosa, memorável. Eu mergulhava, eu atravessava a piscina. Eu desafiava os que duvidavam que eu conseguia encostar minha mão no fundo. E ao fim, após muitos: "paiii, olha!!! mãe, olhaaa!" eles queriam ir embora e eu não queria ir... porque a partir daquele dia eu era um nadador.


Outras vitórias e conquistas como estas vieram ao longo a vida (terminar de montar um quebra-cabeças, plantar bananeira no ginásio do colégio), mas aos poucos eu fui mudando o foco e valorizando pouco coisas do tipo.


Não sei se é porque crescemos e o mundo fica muito maior, mas pelo menos olhando pra dentro de mim eu sei que essas pequenas conquistas faziam eu me sentir melhor do que qualquer aprovação no vestibular ou convocação em concurso público.


Quem sabe já não esteja perto de eu reviver as pequenas vitórias.

Nenhum comentário: