domingo, 2 de agosto de 2009

Formiga para quem precisa

- Oi, qual o seu nome?
- Fu
- Fu de que?
- Fumiga. E o seu?
- Ota
- Ota de que?
- Ota fumiga!

Pois é... imagino quantos milhares de vezes esse diálogo se repete aqui em casa. Já moro aqui nesse Kitnet há pelo menos 1 ano. É um lugar pequeno mas cômodo. A gente se ajeitou aqui... no começo eu até via uma formiguinha ou outra... na mesa, em alguma comida q caiu no chão. Depois passei a ver formiga no banheiro, atrás do fogão, na porta de casa, no microondas, na geladeira, na pia, no armário da cozinha, no computador! (ontem tinha uma em cima da tecla "f". Fiquei com medo de que ela estivesse tentando digitar "formiga"!)

Tenho um amigo que é biólogo e entomólogo (amante de insetos), e sempre que faço alguma crítica sobre a utilidade de certos insetos ele vem me dizer que é uma visão antropocentrista do mundo. Tá, é mesmo! E eu agora odeio essas formigas! Temo que algum dia eu acorde lá na rua porque elas me carregaram pra lá...

Já li em algum lugar que as formigas que você consegue ver são apenas 10% de todas as formigas que estão na sua casa. Sabe o que isso quer dizer? Que minha casa é praticamente construída com formigas!

Eu tinha um formicida quando morava lá em natal. Até que funcionava bem e era muito interessante. Parecia um melzinho: atraía as formigas e depois eles levavamm até o formigueiro. Eu trouxe pra mossoró mas não tava funcionando. A minha suspeita é que elas tavam tão marotas que só mandava as formigas velhas, drogadas ou prisioneiras pra cair na armadilha... Mas a verdade é que provavelmente o calor de mossoró estragou o bendito.

Hoje no supermercado comprei um novo... mesmo princípio, outra marca. Voltei pra casa com o sorriso sádico do menininho que vai pro jardim com uma lente de aumento, brincar com o sol e com as formigas... Coloquei em vários cantos da casa e: felicidade! Em 5 minutos vários grupos se reuniam em volta do veneno. Provavelmente cantando Jimmy Hendrix, dizendo que se amam e que o mundo é paradoxal... e eu? Eu estava aqui do alto dando minha gargalhada fatal: Mwwwaaahahahahahahahahaha...


6 comentários:

Toni Barros disse...

Quando eu era criança eu não queimava formigas com lente de aumento.

Eu pingava parafina nelas.

O mais legal era pingar só na bundinha e deixar as patinhas da frente livres, se debatendo.

Hoje eu dou passagem pra formiga.

Alfred disse...

Tenho um leve problema com formigas na minha casa, tb... Aparentemente, existe formicidas diferentes para cada tipo de formiga. Isso faz sentido? hehehe

Eu já usei esse do gel, o ruim é q ele deixa melecado... hehe
Tenho um outro que é um pó... Eu coloco ele nas frestas das portas, pq é de onde vem as formigas. Por incrivel que pareça, elas não fazem ninho na minha casa, só vem me visitar.
Colocando o veneno na porta, elas nunca entram... ehhehe

:D

Tiago disse...

Um post entomológico, que emoção hehehe As formigas fazem parte do grupo dos insetos considerado "mais evoluídos" (entre "" pq essa expressão não é das mais corretas), mas a organização social desses insetos é algo fascinante, ainda mais quando evoluímos as pesquisas na parte das comunicações químicas (a tal da "fu" e "ota" hehe).

Matar esses insetinhos é algo realmente difícil. Sim, o princípio ativo e a forma de expor esse formicida pode variar com a espécie de formiga. No caso do q não tava funcionando pode ser mesmo a temperatura, a validade do produto ou mil coisas :P Eu geralmente quando preciso uso esse do gel e funciona bem, lá em Pira tinha um feito a base de fungos, mas acho q não tem no mercado. Só cuidado com bichos de estimação e crianças pq é veneno!! Acho que escrevi demais, se algum dia eu descobrir como matar esses danados provavelmente ganho um Nobel =D

Ulla Saraiva Dantas disse...

Sossega que esse problema é comum em toda casa em que não haja uma pessoa maníaca por limpeza... Uso o mesmo gel, elas somem por um tempo, depois aparecem de novo... e levamos nossa convivência assim...

Mas só me assusta quando elas se reúnem em círculos em lugares absurdos - tipo no meio da parede onde não tem nem pensamento de farelo de comida - como se estivessem tramando alguma coisa...

Anônimo disse...

Tem um selo pra vc no meu blog

Anônimo disse...

só fala do calor de mossoró! então sai da cidade ué
vai te lascar babaca. porque foi trabalhar lá? morro de saudades de mossoró, amo de paixao!