domingo, 26 de julho de 2009

Saudades de Sentir Saudades

Título meloso à parte, essa é uma expressão que reflete muito da minha personalidade: Sou um saudosista sem vergonha (não um sem-vergonha saudosista, deixemos claro).

Eu sei que o ser humano, a sociedade, o mundo o universo tendem à entropia, à mudança, ao avanço (ou destruição). Eu mesmo me enquadro no sistema. Cresci, estudei, me formei, arrumei emprego, casei, comprei apê, mudei de cidade, vou ser papai (tudo como tava na cartilhazinha da escola). Ainda assim sempre me assusta sair de uma sensação conhecida e confiável pra algo totalmente novo.
Noooo Alarms and no Surpriseees

Já tenho consciência de que mudança faz bem, o que não me impede de ser um saudosista...
Sinto falta. Sinto sempre. De muita coisa.

Sinto falta de quando era uma criança, de brincar, de experimentar, de conhecer, de desconhecer. Mas quem não sente né? Nada de especial

Também sinto falta da minha adolescência... mesmo sem mãe, mesmo com poucos amigos, mesmo com pouca vida social...

Sinto falta da faculdade, mesmo sem emprego, mesmo descobrindo que não gostava do curso...

Enfim, eu sou assim. Não sinto saudades apenas dos momentos maravilhosos e marcantes. Sinto falta da sensação que tenho aqui e ali e que não voltam mais. É provável que daqui a uns 5 anos eu esteja muito feliz e nem assim vou deixar de sentir saudade do tempo de hoje, em que moro em um apezinho apertado do lado de uma rua barulhenta...

Aí você vem e me pergunta: "ah, vai me dizer que você queria que aquele tempo voltasse?"... olha... não em definitivo, mas eu queria sim poder reviver alguns momentos específicos.
Nem pra mudar nada como naquele filme click . Apenas para refletir as minhas ações, lembrar do que eu tava sentindo, enfim, matar as saudades...

Já ouviram falar que o termo saudade existe apenas na língua portuguesa? Pois é... pelo menos posso dizer em palavra o que eu sinto 24 horas por dia

5 comentários:

Mariana disse...

engraçado, eu tb não passo um dia sem sentir saudade de alguma coisa. E também queria reviver alguns momentos. Mas memória serve pra isso, pra gente ter como reviver esses momentos sem ter que voltar no tempo.

=*

Tati disse...

Eu sinto saudade até de coisas que sei que não quero de volta. ;o~~~~

Daniel disse...

I woke the other day
And saw my world has changed
The past is over but tomorrow's wishful thinking
I can't hold onto what's been done
I can't grab onto what's to come
And I'm just wishing I could stop, but

Life goes on
Come of age
Can't hold on
Turn the page

Ulla Saraiva Dantas disse...

Tava pensando exatamente nisso...minha mãe tava reclamando pq estragaram uma foto minha qdo eu era bebê... e eu pensando "é só uma foto"... acho que não uma pessoa de muitas saudades...
talvez coloque alguma coisa lá no meu blog...

Bem vindo de volta... não gostou do wp?

Toni Barros disse...

Acho que a saudade é meia-irmã da memória. Você sente saudades de algo ou alguém porque tem momentos gravados na memória. Mas depois de um tempo você começa se esquecer, a memória vira uma vaga lembrança mas a saudade continua.

Meu maior medo é começar a esquecer certas coisas. Post sobre isso aqui: http://geladeiraoraculo.wordpress.com/2009/07/08/sobre-a-memoria/